Este blog tem como objetivo desmistificar o Ensino da Física percebendo a relação desta disciplina com o seu dia-a-dia, bem como fazer com que os alunos sintam prazer em aprender Física, adquirindo autonomia para estudar, escolhendo os próprios métodos e bibliografia.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

ATENÇÃO:

A Física como você nunca imaginou

Se você ainda acha que Física é "só fórmulas", está hora de rever os seus conceitos e aprender a Física como ela será cobrada no Vestibular: Física Conceitual e Aplicada.

Física ainda é sinônimo de fórmulas e memorização para muitos alunos que ainda não tiveram contato com a moderna abordagem do ensino de Física, na qual a descrição completa dos fenômenos é colocada em primeiro plano, avaliando todas as relações de causa e efeito envolvidas no conteúdo estudado, interagindo constantemente com o estudante, o induzindo a levantar questionamentos durante a própria aula, incrementando a confiança e auto-estima do aluno no processo ensino-aprendizado.



Mecânica, Física Térmica, Óptica e Eletromagnetismo poderão ser ensinas e estudadas através das suas leituras onde questionar, investigar, fazer e pensar estão sempre presentes.

Tendo sedimentado o estudo fenomenológico, o aparecimento de expressões matemáticas será mera decorrência da tradução das leis físicas envolvidas numa linguagem mais compacta. Aos poucos, o aluno bem orientado perceberá que de nada lhe servirá a memorização de expressões matemáticas sem o sólido entendimento das leis físicas envolvidas.

Nenhum comentário: