Este blog tem como objetivo desmistificar o Ensino da Física percebendo a relação desta disciplina com o seu dia-a-dia, bem como fazer com que os alunos sintam prazer em aprender Física, adquirindo autonomia para estudar, escolhendo os próprios métodos e bibliografia.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

CONTINUAÇÃO DAS ATIVIDADES PROPOSTAS

Atividade 2

Prosseguindo a aula, os alunos deverão responder a seguinte pergunta:

Vocês já ouviram falar sobre o termo “Ficção Científica”? Este filme é de Ficção Científica? Por quê?

Em seguida, após ouvir as opiniões dos alunos, cada dupla deve pesquisar em dicionários eletrônicos ou impressos a definição do temo Ficção Científica. Abaixo sugerimos alguns links para a realização da pesquisa.

Sugestão de links para a pesquisa:

http://michaelis.uol.com.br/

http://www.dicionariodoaurelio.com/

http://www.dicionarioweb.com.br/

Feito isto, os alunos deverão enviar para o blog o conceito que pesquisaram: o que é Ficção Científica, se o referido filme é ou não deste gênero etc.

Atividade 3

Em seguida, os alunos (ainda em duplas e no laboratório de informática) pesquisem, em sites da internet, filmes de Ficção Científica que abordem conceitos de Física, como por exemplo, velocidade, tempo, força entre outros. Desta forma, para a realização da pesquisa os alunos deverão seguir o roteiro abaixo. Além disso, há sugestões de sites para a realização das pesquisas e alguns vídeos que abordam conceitos físicos.

Roteiro da pesquisa:

  • Nome do filme.
  • Qual a história do filme?
  • Quais os conceitos físicos presentes no filme?
  • Vocês acham que estes conceitos foram abordados de forma correta? Por quê?

Sugestão de sites para a Pesquisa:

http://melhoresfilmes.com.br/generos/ficcao-cientifica

http://www.filmesdecinema.com.br/listar-thumbgenero-ficcao-0-12-1/

http://www.bravus.net/os-100-maiores-filmes-de-ficcao-cientifica-sci-fi/

Nenhum comentário: