Este blog tem como objetivo desmistificar o Ensino da Física percebendo a relação desta disciplina com o seu dia-a-dia, bem como fazer com que os alunos sintam prazer em aprender Física, adquirindo autonomia para estudar, escolhendo os próprios métodos e bibliografia.

domingo, 16 de janeiro de 2011

EXPERIMENTOS - PARTE 2


Observamos que a lista de materiais necessários para a realização destas experiências encontra-se na Tabela 1 abaixo.
Tabela 1 – Lista de Materiais

Materiais
Comentários
Palha de aço
Quanto mais fina for a espessura dos fios da palha de aço, melhor. Os usados para lavar louças de cozinha são bons.
Pilha
Uma pilha comum de 1.5 Volts será suficiente.
Papel alumínio
Papel alumínio comum, usado na cozinha.
Fio para conexões
O fio deve ser fino e condutor de eletricidade. Estes fios podem ser encontrados em aparelhos elétrico-eletrônicos velhos. Ou podem ser comprados em casa de material elétricos ou eletrônicos.
Porta Pilhas e Fios de Conexão (jacaré)
Estes equipamentos são opcionais. O funcionamento do experimento não será prejudicado, na falta destes.

Em relação à montagem dos experimentos, os alunos deverão seguir as seguintes instruções:

Experimento 1
  • Recortem uma fita de papel alumínio de aproximadamente 3 mm de largura e 10 cm de comprimento (comprimento suficiente para ligar os pólos da pilha);
  • Liguem as extremidades da fita de alumínio na pilha (Fig. A) e aguardem uns dois minutos;
  • Sintam pelo tato se houve aquecimento da tira de papel alumínio.
Experimento 2
  • Liguem um pedaço de fio numa extremidade de uma pilha (Fig. B);
  • Liguem outro pedaço de fio à outra extremidade da pilha (Fig. B);
  • Peguem um pedaço pequeno de palha de aço e coloque-o no chão;
  • Encostem as extremidades livres do fio na palha de aço (Fig. 3), próximos um do outro.
Observações:
  1. Para fazer com que a palha de aço se queime, é preciso que ao encostar os fios na palha de aço eles estejam bem próximos e, caso a palha de aço não se queime com apenas uma encostada, faça pequenos movimentos com os fios, mantendo sempre uma distância pequena entre eles.
  2. Na montagem da palha de aço, tome o cuidado de não apoiá-la em algum lugar que possa pegar fogo como tapetes, carpetes, madeira, compensados, plásticos etc ou tampouco próximo de produtos inflamáveis como álcool, querosene, gasolina, bebida destilada, óleo, perfumes, desodorantes etc. Recomenda-se que se faça sobre um piso (ou mesa) de cimento ou pedra, como o chão de uma cozinha, ou sobre pia de mármore. Verifique sempre se não há algo que possa queimar por perto.
  3. Não queime a palha de aço onde haja corrente de vento forte, ou algum ventilador ligado. O vento pode fazer com que a palha de aço voe, por ser muito leve. Ou ainda fazer com que faíscas se soltem durante uma rajada de vento.
Visando favorecer a contextualização do tema estudado nestas aulas, sugerimos aos alunos alguns questionamentos: onde o Efeito Joule se faz presente?, onde mais é possível observar este efeito e onde podemos usá-lo?. Após responderem , os alunos deverão concluir que o efeito Joule está presente em todos os equipamentos (ou máquinas) que utilizam qualquer tipo de energia (elétrica, cinética, mecânica etc.), e criando energia térmica (pelo conceito do efeito Joule). São vários os aparelhos que possuem resistores e trabalham por Efeito Joule, como por exemplo, o secador de cabelo, o ferro elétrico e a torradeira.

Nenhum comentário: