Este blog tem como objetivo desmistificar o Ensino da Física percebendo a relação desta disciplina com o seu dia-a-dia, bem como fazer com que os alunos sintam prazer em aprender Física, adquirindo autonomia para estudar, escolhendo os próprios métodos e bibliografia.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Atividades Propostas


Ficção Científica e a Física no Cinema

Objetivo:

Nesta aula o aluno poderá aprender o conceito de Ficção Científica. Além disso, será analisado, de acordo com as leis da Física, nos filmes e seriados televisivos, possibilidades da ocorrência na vida real de fatos como visão de fogo, explosões no espaço, viagem no tempo entre outros. Ainda, esta aula pode contribuir para aprimorar as capacidades crítica, analítica e argumentativa dos alunos relacionadas à temática da aula.

Duração das atividades

Aproximadamente 100 minutos, duas (2) aulas.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

  • Aula interativa;
  • Sala de vídeo;
  • Utilização do laboratório de Informática.

Motivação

Os alunos serão organizados em duplas no laboratório de informática, onde será distribuído o roteiro das atividades e proposto que acesse o link da poesia “Máquina do Tempo” , da autora Kátia Kelly. Feito isto, cada dupla deverá fazer a leitura da poesia em questão.

http://sitedepoesias.com/poesias/39801

Assim que todos concluírem a leitura da poesia, os alunos deverão responder algumas perguntas. Abaixo roteiro de discussão que será utilizado para nortear este momento.

Roteiro de Discussão:

  • Se vocês tivessem uma máquina do tempo o que fariam?
  • Vocês acham que é possível existir uma máquina do tempo?
  • Segundo os seus conhecimentos em Física, vocês acham que é possível uma pessoa construir uma máquina do tempo? Por quê?
  • Segundo os conceitos Físicos, é possível uma pessoa viajar no tempo? Por quê?

Após esse momento serão propostas duas atividades, abaixo relacionadas:

Atividade 1

Continuando a aula, os alunos deverão assistir o trecho do filme “De volta para o Futuro” dos autores Michael J. Fox, Christopher Lloyd, Lea Thompson, Crispin Glover, Thomas F. Wilson, com duração de 02 minutos e 16 segundos, acessando o link disponibilizado abaixo.

http://www.youtube.com/watch?v=JSmG52uHU9k

Após os alunos terem assistido ao trecho do filme em questão, deverão responder as perguntas descritas no roteiro de perguntas, postado abaixo.

Roteiro de perguntas

  • O que Dr. Brown e Marty McFly utilizaram como máquina do tempo?
  • Quais são os conceitos Físicos citados no vídeo?
  • Vocês acham que esses conceitos foram abordados corretamente? Por quê?
  • Será que poderíamos viajar no tempo seguindo as instruções dadas pelo personagem Dr. Emmett "Doc" Brown? Por quê?

Observamos que este momento é importante tanto para socializar informações entre os alunos, como também para corrigir conceitos errôneos, esclarecer dúvidas, além de possibilitar trabalhar a competência oral dos alunos! Destacamos ainda que, sendo o professor mediador desta conversa, ele deverá favorecer com que os alunos compreendam que:

  • Neste trecho do filme são abordados os conceitos de velocidade e tempo.
  • Que os conceitos Físicos abordados (velocidade e tempo) estão incorretos. A velocidade proposta é muito baixa para causar uma Dilatação de Tempo, que ocorre próximo a velocidade da luz, conforme a Teoria da Relatividade.

Nenhum comentário: