Este blog tem como objetivo desmistificar o Ensino da Física percebendo a relação desta disciplina com o seu dia-a-dia, bem como fazer com que os alunos sintam prazer em aprender Física, adquirindo autonomia para estudar, escolhendo os próprios métodos e bibliografia.

domingo, 16 de janeiro de 2011

EXPERIMENTOS - PARTE 1

Atividade 1
Após a motivação, os alunos devem formarem grupos de quatro ou cinco integrantes. Estando os alunos na sala de aula, receberam impresso o recurso (que se trata de uma experiência) postado a seguir.

As experiências que serão trabalhadas nestas aulas serão de grande valia para a compreensão do Efeito Joule, pois demonstra com experimentos simples a ação deste efeito.
Na primeira experiência (Fig. A) poderá ser visto o efeito Joule usando o tato. Desta forma, ligaremos as duas extremidades da uma fita de papel alumínio nos pólos da pilha, estabelecendo-se uma corrente elétrica. Depois de certo tempo a fita irá se aquecer devido à passagem da corrente elétrica. Este aquecimento é pequeno e somente será percebido pelo sentido do tato, numa região do corpo sensível a pequenas temperaturas. Como por exemplo, as costas da mão, o punho, etc.

Figura A – Fita de alumínio ligada nos pólos de uma pilha.
Na segunda experiência (Fig. B) será visualizado o efeito Joule na queima de uma palha de aço por causa da corrente elétrica de uma pilha. Quando a corrente elétrica que sai dá pilha chega à palha de aço pelos fios, ela aquece uma pequena região da palha onde os fios estão ligados, mas a palha não é queima totalmente no inicio. Como a palha de aço é um emaranhado de filamentos, um queima o outro sucessivamente até que todo o pedaço de palha esteja queimado.
Figura B – Representação da experiência 2.


Nenhum comentário: