Este blog tem como objetivo desmistificar o Ensino da Física percebendo a relação desta disciplina com o seu dia-a-dia, bem como fazer com que os alunos sintam prazer em aprender Física, adquirindo autonomia para estudar, escolhendo os próprios métodos e bibliografia.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

PRA REFLETIR:

Você já viu uma aranha subir pela parede? Nunca se questionou como ela consegue fazer isso? E aqueles estalos que o pente provoca em seu cabelo em dias de inverno, deixando-o todo armado? E apesar de serem muito diferentes esses dois episódios, o fenômeno físico envolvido é o mesmo. E aquelas estrelas lá no céu, que inspiram muitos poetas e mexem com a nossa imaginação? Sabia que os homens já estão construindo uma, pequenina, para nós, aqui na Terra, para obter energia praticamente inesgotável que alimentará as lâmpadas e os aparelhos elétricos em nossas casas?
Aprender Física é contemplar a imaginação humana que parece ser maior que o Universo lá em cima, onde estão as estrelas do poeta.

Por que você lê uma poesia ou aprecia um quadro? Para que eles servem? Você dirá que eles são expressões da arte do homem. Então, a Física também pode ser vista deste modo, e não é necessário dominar matemática sofisticada para poder apreciar as poesias feitas pelos físicos, do mesmo modo que você não precisa saber pintar um quadro para poder apreciar as obras de Picasso.

Mas a Física não pára por aí, ela tem suas implicações tecnológicas e suas utilidades práticas no nosso dia-a-dia. Porém, para esta dimensão, a linguagem pela qual ela se comunica é a Matemática e para nos comunicarmos com ela é necessário ter certo domínio desta linguagem.

Nenhum comentário: